quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Agradecimento à Comissão de Festas( só mulheres), de Chelo em Honra Nossa Senhora do Livramento 2013


A Comissão de Festas, este ano foi assegurada exclusivamente pelas mulheres da nossa terra. Parabéns e obrigado por não deixarem morrer as tradições. Foi uma lambada de luva branca para algumas pessoas.
Não me recordo de um arraial com tanta gente, muitas delas participaram nas festas pela primeira vez, muitos jovens dos mais variados locais do concelho marcaram presença.
Apesar da incerteza e das críticas a quem organiza a Festa de Chelo, quando chegou o dia 14 de Agosto a participação foi em massa, o convívio falou mais alto. Os emigrantes este ano são menos mas os imigrantes este ano apostaram forte nas suas origens e trouxeram amigos.
Em Agosto existe festa em Chelo com o seu ponto alto a 15 de Agosto com a tradicional Procissão.
 Vestem-se as melhores roupas; enfeita-se o recinto; come-se a chanfana; há música; há missa solene e procissão.
A tradicional Festa em Honra da Nossa Senhora do Livramento encontra-se enraizada, cresce dentro de nós a necessidade impetuosa de avivar a memória, de reviver o passado no presente.
Mas as Comissões de Festas estão sempre dispostas a procurar memorias do passado mais longínquo para abrilhantar a Festa do presente
É no recinto da Festa que todos os momentos mágicos se presenteiam.
Este ano até mesmo os mais críticos e sépticos tiveram de se render à boa organização das mulheres de Chelo.
Os festejos terminam no dia 15 com a missa solene e Procissão em Honra da Nossa Senhora do Livramento e à noite com mais um bailarico.

Obrigado à Comissão de Festas constituída unicamente pelas mulheres da nossa terra, que com muito esforço, dedicação e empenho, nos proporcionou estes dois dias de festa, de amizade e diversão.

Sem comentários: