sábado, 13 de outubro de 2012

Insegurança na Baixa: Um apelo ao novo Comandante da PSP de Coimbra




Nos últimos 10 dias, tem-se assistido a uma vaga de roubos por esticão na baixa de Coimbra onde as vítimas são todas idosas do sexo feminino.
No dia 3 de Outubro, uma moradora de 80 anos de idade do Terreiro do Mendonça no coração da baixa de Coimbra, fui vítima de um roubo por esticão por um individuo, dos muitos delinquentes que ultimamente invadem algumas ruas da baixa, onde ficou sem a carteira com 100 euros e teve de ser internada no hospital para ser submetida a uma intervenção cirúrgica porque no decorrer do assalto ao tentar-se defender foi empurrada e fez uma fatura exposta num dos braços.
No último feriado de 5 de Outubro, mais uma moradora do Beco de Santa Maria foi vítima de um roubo por esticão e teve de receber assistência hospitalar mas não ficou internada.
No dia 12 de Outubro, mais uma senhora idosa ficou sem a carteira no Beco da Boa União, junto a Largo do Romal e uma senhora foi assaltada à porta de um supermercado junto à Estação da CP também na baixa da cidade.
Estes são os casos que tenho conhecimento, acredito que existem muitos mais que não são do conhecimento público, porque os idosos que são assaltados têm medo de denunciar por morarem sozinhos. Tenho conhecimento e já presenciei, homens de meia-idade que são assaltados por prostitutas/toxicodependentes e pelos seus companheiros e que não apresentam queixa por vergonha.
Era de bom grado uma maior atenção por parte do novo Comandante da PSP de Coimbra, já que a baixa é quase unicamente habitada por idosos, alguns deles residem completamente sozinhos, onde a única “companhia” que lhes assiste é a Junta de Freguesia.
Os elementos da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia, não são agentes da PSP, não podem andar a fazer policiamento de proximidade nas ruas e becos da baixa de forma diária.
Caso o novo Comandante da PSP o deseje, estou à inteira disposição para lhe informar pessoalmente, quais as zonas mais críticas neste momento na baixa de Coimbra e dizer-lhe, os motivos desses locais, serem agora muito mais perigosas não só para os moradores mas também por quem lá passa.

Sem comentários: