domingo, 27 de maio de 2012

Um sonho com forma de projeto para o Centro Histórico de Coimbra


Esta é a minha maneira de estar na sociedade e o meu contributo para tirar Coimbra do marasmo, mais especificamente o nosso centro Histórico. O que defendo é um projeto dinâmico, coeso e real, que luta por um futuro mais solidário, mais reflexivo, ativo e de igualdade.
Sem espírito jovem, sem entusiasmo e alegria, sem sonhos e até irreverências e desafios, este projeto nunca passará de um sonho e não teria sentido.
Neste projeto cada pessoa (residente, comerciante, empregado de comercio, estudante e visitante) tem o seu papel, a sua importância e a sua responsabilidade.
Aposto numa troca de ideias constante, numa energia infinita, na promoção do que temos de melhor para oferecer, na atualização e aquisição de conhecimentos, na realização de atividades que demonstrem o quanto o nosso Centro Histórico é unido e energético.
É necessário uma equipa jovem, séria, culta, empreendedora e conhecedora da realidade do Centro Histórico, a qual se proponha trabalhar, abraçando novos desafios no sentido da melhoria constante da qualidade do serviço prestado à população
E necessário que se exija uma articulação permanente com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do Centro Histórico, no sentido de haver uma conjugação de esforços e uma sintonia abrangente entre as instituições para melhorarmos a ação das Juntas de Freguesia nas diversas atividades, nomeadamente na ação social, habitação, educação, saúde, lazer, ambiente, serviços urbanos, cultura e desporto.
É com o espírito de rebeldia que o meu “sonho” abrange todas as classes sociais para desenvolver projetos que melhorem o nível de vida de todos e dinamizando atividades para a população mais idosa, sem nunca esquecer, pelo contrário, os jovens, trabalhando com convicção para criar melhores condições para os incentivar a se fixarem e participarem no Centro Histórico.
Considero por todas as razões, que com boa vontade e uma melhor gestão de recursos humanos e financeiros é possível ajudar o Centro Histórico a ficar cada vez mais desenvolvido futuro.
Este meu sonho/projeto encontra-se aberto a todas as opiniões que me fizerem chegar, no sentido de todos poderemos contribuir para a concretização dum futuro cada vez melhor, para todos nós.


Projeto:

- Identificação de zonas preferenciais – habitação, cultura, lazer, comércio
- Utilizar levantamentos UC
- Recuperação do Centro Histórico como espaço comercial e habitacional para estudantes e famílias jovens com rendas controladas
- Recuperação habitações ou a demolição das mais degradadas que tecnicamente não seja viável a sua recuperação
- Planeamento de infraestruturas
- Criação de condições de apoio a famílias
- Acesso a veículos / estacionamentos (identificar e implementar condições preferenciais)
- Residências universitárias
- Revitalização do centro histórico para a cultura e lazer
- Animação cultural primando pela qualidade e diversidade
- Alojar associações em espaços do centro histórico, criando condições para articular atividades
- Galerias de arte
- Eventos envolvendo habitantes do centro histórico
- Colaboração com grupos teatro e associações culturais
- Espaços de lazer (a vir a ser criados com a demolição de prédios bastante degradados) devidamente enquadrado com o espaço habitacional
- Restauração/bares
- Cinema ao ar livre (Parque verde, Praça Velha)
- Revitalização do espaço central de comércio e serviços da cidade
- Harmonizar eventos estabelecidos, criando sinergias com o objetivo de criar dois sábados do mês como dias "Vive o Centro"
-Promover e apoiar o Mercadinho Quebra-Costas e Feira das Velharias
- Apoio ao reforço da qualidade de vida e dignidade da população "aprisionada" (aprox. 30% unifamiliares - mulheres idosas sozinhas)
- Levantamento de situações mais graves:
- Planos de mitigação
- Banco de horas, família de adoção
- Visita à família, missa, hospital

Sem comentários: