sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um exemplo que os comerciantes da baixa recusaram na sua maioria..

Comércio tradicional fez negócio na rua, mas lojas fecharam antes da meia-noite

Com todos os stocks de colecções anteriores e as melhores promoções, as lojas do comércio tradicional do centro da cidade de Chaves estenderam “a tenda” na rua. Por ser local de passagem para a Feira dos Santos, a Rua de Santo António foi a mais privilegiada com a visita de milhares de visitantes, ao contrário de outras ruas do centro histórico, em que, apesar das lojas estarem abertas durante toda a feira, poucas “saíram à rua”

O "comércio saiu à rua" na Feira dos Santos 2011

Bem mais rentável do que uma feira de stocks sazonal, a ideia de colocar as lojas do comércio tradicional “fora de portas” agrada aos comerciantes da Rua de Santo António, uma das principais vias comerciais da cidade de Chaves, recentemente engalanada com o nivelamento do pavimento, bancos e vasos de flores. “O comércio, quando sai à rua, faz sempre negócio”, assegurava uma vendedora. “Faz-se mais negócio e é bom para escoar artigos antigos”, confirmava também Adriano Cardoso, outro lojista.

Feira dos Santos 2011

Já nas outras ruas, o movimento de gente foi mais fraco. Já que “ninguém passa em frente à loja”, Fernanda Coelho, com estabelecimentos na Rua do Tabolado e no Centro Comercial Charlot, teve a oportunidade de expor os produtos no Largo do Tabolado. “É crise, mas compensa. O comércio na rua é positivo”, admitiu. Rosa Maria, de outra loja do Charlot, concordou: apesar de o negócio “estar mais fraco, compensa estar aqui porque não pagámos aluguer. Tudo o que vender é lucro”. “Aprecio e dou valor a esta oportunidade que dão aos comerciantes”, dizia também Maria José Paradela, outra lojista do Charlot.
Apesar do horário de funcionamento das lojas ter sido alargado até à meia-noite durante os quatro dias de feira, a maior parte encerraram às 20 horas, já que a afluência de clientes não compensava o horário extra. “O Comércio sai à Rua” é uma iniciativa promovida há quatro anos pela ProCentro – Associação para a Promoção do Centro Urbano de Chaves.

Fonte : http://diarioatual.com/?p=30671

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

POIS, dá que pensar. Obrigado, Jorge. Vou partilhar.
Abraço.