quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O meu desabafo sobre o comércio tradicional


Eu sei que me indigno frequentemente e passo a vida a protestar em defesa do comercio tradicional da baixa de Coimbra e pela inércia da maioria dos seus comerciantes, que ainda pensam que são eles que ditam as Leis do comercio e não os consumidores. Parem para reflectir, estamos no séc. XXI quem dita as regras é o consumidor!
A minha nova indignação vai para os comerciantes da baixa que não aderiram ao evento que a APBC queria lançar no decorrer deste fim-de-semana.
Não defendo o encerramento do comércio aos domingos como medida para proteger os comerciantes tradicionais, mas sim a abertura do comércio tradicional ao domingo.
É muito amalucado para os consumidores que trabalham a semana toda chegar ao domingo e não terem uma loja aberta, com excepção de algumas lojas chinesas para fazer compras.
É divertido passear pela Rua Ferreira Borges, Visconde da Luz por exemplo, e ter tudo fechado como se o dono da loja tivesse falecido ou privado de abrir as portas. Já não posso com as lamúrias do comércio tradicional, quando só dizem e com alguma razão, “que os centros comerciais são maus que roubam clientes que assim não conseguimos e necessitamos de apoios e de medidas que nos protejam”, quando a maioria dos comerciantes nada fazem por ele.
Não vejo os comerciantes a aderirem aos eventos, a fechar mais tarde para que quem sai do trabalho às 20h possa ainda comprar qualquer coisa que precise.

Peço desculpa por este desabafo, mas sou contra o marasmo e a inércia de quem devia tomar as rédeas do seu futuro.

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

Bom texto, Jorge. Revejo-me nele. Abraço.