quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dadores de Sangue perdem isenção das Taxas moderadoras nos hospitais.


Sou dador de sangue e vou continuar a doar sangue mas não para o Instituto Português de Sangue mas sim nos hospitais locais sempre que um amigo ou familiar precise.

Não doarei mais sangue de quatro em quatro meses como tenho feito nos últimos 20 anos nos moldes que o fazia.
Esta medida do Governo em nada vai trazer poupanças ao Estado, aposto que mais de 70% de dadores de sangue só o doam para terem isenção nos Centros de Saúde e Hospitais e não para salvar vidas. Não vai tardar muito que não existam reservas de sangue e o mesmo tenha de ser comprado ao estrangeiro, o que vai sair muito mais caro do que passar a isenção total os dadores de sangue que cumpram os requisitos.
Esta medida do Governo deixa-me muitas interrogações ás quais ainda não consegui obter resposta.
Se o sangue que doamos é para os hospitais porque razão a isenção só é valida para os Centros de Saúde?
Se os Centros de Saúde encerram pelas 17h30 e outros pelas 20h00 significa que não posso ir a uma urgência ou uma consulta depois desse horário o que me obriga a deslocar a um Hospital, logo tenho de pagar a Taxa moderadora porque o Centro de Saúde está encerrado, ou mando a conta para o meu Centro?

1 comentário:

Rogério-Irlanda disse...

Realmente é verdade. Se o Sangue é para os Hospitais, qual o motivo de não ser Insento da Taxa Moderadora?. Snr. Ministro da Saúde, publique já uma Lei para Alteração das Isenções. As mesmas serão Válidas também nos Hospitais. O Sr.Ministro não come e caga?. Será diferente dos outros?. Cheira muito mal quando o Sr. fala.