terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O edifício da Estação Nova na Freguesia São Bartolomeu,em vias de classificação


Abertura do procedimento de classificação do edifício da Estação
Nova, sito em Coimbra, na Avenida de Emídio Navarro,
freguesia de São Bartolomeu, concelho e distrito de Coimbra
1 — Nos termos do n.º 2 do artigo 9.º do Decreto -Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, faço público que, por meu despacho de 8 de Novembro de 2011, exarado sobre informação da Direcção Regional de Cultura do Centro, determinei a abertura do procedimento administrativo relativo à classificação do edifício da Estação Nova, sito em Coimbra, na Avenida de Emídio Navarro, freguesia de São Bartolomeu, concelho e distrito de Coimbra.
2 — A decisão de abertura do procedimento de classificação em causa teve por fundamento o facto deste edifício ser um dos únicos exemplares da “Arquitectura do Ferro” existente em Coimbra, um projecto de 1923 assinado pela dupla de arquitectos Cotinelli Telmo e Luís Cunha num esforço de modernização estética e funcional dos equipamentos públicos da cidade. Acresce o forte impacto sócio -económico que a construção desta estação ferroviária, designada então por Estação Velha, assim como do ramal de ligação à Estação Nova, inevitavelmente acarretou.
De indubitável valia histórico -artística, a este edifício estão associados ainda os critérios de integridade e de autenticidade.

Anúncio n.º 18099/2011. D.R. n.º 233, Série II de 2011-12-06

Sem comentários: