segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Eu sou “coimbrinha”!


Pegando num texto do http://questoesnacionais.blogspot.com com o titulo "O QUE É UM "COIMBRINHA"?" , resolvi escreve a minha definição de "coimbrinha!.
Eu sou “coimbrinha”!
Ser conimbricense é ser de Coimbra, ser “coimbrinha” na minha maneira de o sentir e expressar é ser da baixinha, sim da baixinha e não da baixa que para mim são coisas totalmente diferentes.
O “coimbrinha” é todo aquele que nasceu, cresceu nas ruas estreitas e becos da baixinha, que fazia corridas de latichas em frente à Igreja São Tiago, que jogava futebol com e sem bola na Praça Velha (o “coimbrinha” diz Praça Velha e não Praça do Comércio), jogava às escondidas no Largo do Romal e ao bafa nas escadas laterias da Igreja São Bartolomeu e que gosta do União de Coimbra.
Eu respeito todas as definições de “coimbrinha”, se é que na verdade existe alguma definição válida.
Costumo dizer aos meus amigos que sou “filho da baixa” com residência na baixinha e só não digo que sou “filho da baixinha” porque os meus pais registaram-me na Freguesia da Sé Nova.
Em remate final um “coimbrinha” é alguém que ama Coimbra, que luta por Coimbra, que dá o “corpo às balas”, que se define como “filho da baixa”.

Sem comentários: