sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Afinal o que significa a palavra TROIKA?

Afinal o que significa a palavra TROIKA?


Qual é afinal o significado e a origem da palavra Troika?

Nos útimos dias, com a entrada da ajuda externa em Portugal (FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia), existe uma nova expressão que entrou no nosso vocabulário e no nosso quotidiano. Palavra que de repente se lê ou que se ouve pronunciar a toda a hora, seja nos jornais, na net, na rádio, na televisão, bem como nas nossas conversas entre amigos.

Mas afinal qual é o significado e a origem da palavra Troika?

Resposta: Pois bem meus amigos. Para começar, "Troika" é uma palavra que pressupõe a existência de três partes envolvidas, ou de três elementos. Na presente situação, a utilização da expressão "Troika", tem directamente a ver com as três Entidades que em grupo e de forma consertada, vieram em auxílio de Portugal a fim de prestar auxilio (ajuda externa). Neste caso a Troika é formada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pelo Banco Central Europeu (BCE) e pela Comissão Europeia (CE).
Para um esclarecimento mais rigoroso e preciso, podemos encontrar informação sobre a origem da palavra na Wikipédia, da qual transcrevemos excerto:

"Troika (russo:тройка) é a palavra russa que designa um comitê de três membros. A origem do termo vem da "troika" que em russo significa um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou mais freqüentemente, um trenó puxado por cavalos. Em política, a palavra troika designa uma aliança de três personagens do mesmo nível e poder que se reúnem em um esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão, como o triunvirato histórico de Roma."

Fonte: Wikipédia


Sem comentários: