sexta-feira, 1 de abril de 2011

Onde está o chafariz do Largo da Sé Velha?

( Foto da Web)

Se a minha memória visual não me atraiçoa e tenho a certeza que não, existiu muitos e muitos anos um chafariz em ferro no Largo da Sé Velha, algo que já confirmei junto de alguns moradores e comerciantes daquela zona.
Contaram-me imensas histórias acerca do chafariz e da sua inutilização em virtude de alguns moradores aproveitarem para ali lavarem os carros.
Não sei se o dito chafariz está classificado como património ou não, já fiz algumas diligências e ninguém sabe o paradeiro dele, melhor até suspeitam onde está e por quem foi levado. Segundo um morador da zona, o chafariz está a poucos quilómetros do sítio de origem, numa quinta.
Esse mesmo morador também me informou, que na última Feira das Velharias, teve uma pequena conversa com o actual Presidente da Câmara Municipal que se mostrou sensível ao referido assunto e que ia tentar averiguar o que se passou com o chafariz.
Era importante devolver o Chafariz ao sítio de origem e preservar o nosso património.

Nota: Se a memoria não me atraiçoa o Chafariz situava-se na zona do prédio que estava em obras conforme pode verificar na fotografia.

2 comentários:

LUIS FERNANDES disse...

Lembro-me muito bem deste chafariz em ferro. Estava em frente ao estabelecimento do Pedrosa dos vidros, de fronte para a catedral. Saí do Largo da Sé Velha em 1994 e, garanto a pés juntos, sei que nessa altura ainda se encontrava lá na praça. Embora já com a água cortada, exactamente, por causa de as pessoas lavarem os carros ali.

Filipe de Mendonça Ramos disse...

Recordo-o bem, igualmente. Bem visto..