segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um idoso da baixa em puro estado de loucura

Hoje pelas 7h40 na Rua das Azeiteiras no coração da baixa ouvi um estardalhaço alguns metros atrás de mim. Quando me viro, para meu espanto era um monte de garrafas de vido e um cheiro enorme a urina, olhei para cima e lá estava novamente um senhor de meia-idade a sorrir e com um olhar de “esgazeado”.
Vários vizinhos disseram que é usual o tal senhor, que vive sozinho e também proprietário do prédio, despejar para a rua e para cima da roupa da vizinha de baixo o bacio cheio de urina e pedras que caiem do prédio (com a parte traseira bastante degradada) para o terraço para a rua e que na presente noite começou a fazer os ditos “despejos” pelas 04h00.
Tirei umas fotografias e dirigi-me ao posto da PSP a dar conta do ocorrido e quinze minutos depois lá estava a PSP a falar com o “vazador de urina” para a via publica.
A PSP pouco ou nada pode fazer, mas tomou conta da ocorrência e segundo me informaram iam comunicar à Câmara Municipal de Coimbra e à Segurança Social.
Já no final da tarde dissera-me que o tal indivíduo, que é engenheiro, no rés-do-chão do prédio de que é proprietário ultimamente faz por lá um depósito de papel que vai recolhendo durante o dia/noite pelas ruas da cidade.

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

Muito bem, Jorge. Fez o que tinha a fazer. Assim quem tem mais obrigação do que você faça o que lhe compete. Mas duvido. Esta actual Lei de Saúde Mental foi doutrinada e tem por objecto o abandono de pessoas com anomalia psíquica. pode ter a certeza que este pobre homem irá morrer abandonado, tal como aconteceu no ano passado na Rua do Paço do Conde, a um idoso.
Abraço e continue. "Quem faz o que pode faz o que deve", dizia o Torga.