quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CARLOS CIDADE REUNIU COM ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA BAIXA DE COIMBRA


Por convite da Direcção da Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra, Carlos Cidade, Presidente da Concelhia de Coimbra do PS, acompanhado pelos membros do seu Secretariado, Ana Isabel Janelas, Carlos José Martins e, ainda, João André Coimbra do Amaral, elemento da Comissão Politica Concelhia, e por Carlos Clemente, Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, eleito pelo PS, reuniu com os dirigentes da referida Associação, Armindo Gaspar e Arménio Henriques, no dia 8 de Fevereiro.
A reunião, dividida em duas partes, levou, numa primeira, às preocupações da actividade comercial, nestes tempos de crise que se reflectem particularmente no comércio. Assumindo, Carlos Cidade, o compromisso de fazer chegar as preocupações relacionadas fundamentalmente com aspectos de ordem fiscal, aos deputados da república eleitos pelo círculo de Coimbra.
As outras questões abordadas têm a ver com o abandono a que tem sido votada a baixa de Coimbra, passando pelas questões de segurança, de limpeza, de iluminação, de intervenção no espaço público, da necessidade da continuação das obras do Metro Ligeiro, na zona da baixa e, ainda, pelas questões do “calvário” dos licenciamentos municipais.
Carlos Cidade considerou que a conservação do património e a reabilitação urbana na área central de Coimbra surge como uma das principais opções estratégicas no futuro da cidade, para os socialistas de Coimbra,
“Nós queremos”, afirmou Carlos Cidade, e Coimbra tem que corresponder, que a área central da cidade, conhecida por “baixa”, seja um dos pilares fundamentais da política municipal, como defesa do património, mas, similarmente, como instrumento chave de outras políticas sectoriais, contribuindo, de forma decisiva, para que a área central seja um verdadeiro cartão-de-visita da cidade.
A baixa precisa de uma intervenção pluridisciplinar, afirmou Carlos Cidade, reforçando que, esta é a única forma de evitar a degradação física do espaço, de evitar os riscos para a segurança de pessoas e bens, face ao risco de ruína, o que, infelizmente, não tem acontecido.
Carlos Cidade e o PS têm na sua agenda política, como prioridade, a intervenção específica nesta zona da cidade, de modo contribuir para o seu repovoamento, contrariar o envelhecimento dos residentes, desenvolver condições para afectar atractividade e, por essa via, criar competitividade nestas zonas, actualmente, contendo factores de degradação.
Muitos ainda não despertaram para a importância da reabilitação urbana, de forma planificada, concertada e interdisciplinar, com preocupações verdadeiras de intervir com qualidade. É nosso objectivo crucial, acabar com os actuais espaços cinzentos e criar espaços com vida.
Este será um compromisso histórico do PS, em Coimbra, e de Carlos Cidade!

( Fotografia e texto retirado do perfil de Carlos Cidade no Facebook)

Sem comentários: