quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Restituir as paragens dos autocarros no interior da baixa de Coimbra

Embora só tenha 40 anos de idade, nasci e cresci na baixa da cidade, recordo-me dos eléctricos e autocarros pararem no Largo da Portagem, na Rua Ferreira Borges, Praça 8 de Maio e ao meio da Rua da Sofia.

Estes pontos de paragem dos transportes públicos eram simultaneamente um ponto de encontro de muitas pessoas da Cidade o que levava a que muitas pessoas tivessem que circular pelas ruas da baixa e baixinha e aproveitassem para realizar as suas compras, lanchar e saber das novidades de Coimbra.
Nos dias de hoje não existe a paragem no Largo da Portagem, da Rua Ferreira Borges, da Praça 8 de Maio nem a do meio da Rua da Sofia, quem precisa de apanhar o autocarro para o Hospital Novo, Olivais, Tovim, Cruz de Celas e Santa Clara não necessita de passar pela baixa. Culpa de quem? Está bom de ver!
É urgente reorganizar os circuitos dos transportes públicos da cidade sem ter que se mexer no que está feito.
Como diz o meu amigo Luís Fernandes do Blogue Questões Nacionais, Coimbra está transformada em várias “ilhas”, concordo plenamente, não vamos destruir essas “ilhas” mas sim aproveita-las e criar a possibilidade de as trazer novamente à baixa. Como? No meu entender, fazendo circular autocarros com a designação “BAIXA” (podem ser os antigos autocarros da Ecovia) com inicio do percurso nessas”ilhas” e só com paragem na baixa da cidade nas paragens que referi acima.
Não passa de uma ideia minha para tentar revitalizar a baixa e o seu comércio que se afunda diariamente de forma drástica.

Sem comentários: