sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Acho este poema lindíssimo. É uma lição e, como não sou racista nem xenófobo

Acho este poema lindíssimo. É uma lição e, como não sou racista nem xenófobo: respeito todas as raças, estatutos, etnias, credos, religiões e por aí fora.
Também tenho a minha raça que é branca, e tenho a minha religião.
Gosto que me respeitem, porque também me dou ao respeito para com o meu semelhante.

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

António Gedeão

1 comentário:

Anónimo disse...

oi sou hellen e sou negra e tenho racismo contra os brancos tenho nojo deles qnd,estou em um onibus se tiver um branco sentado no asento de 2 lugares e o onibus tiver cheio eu fico em pé pq naum me relaciono ou tenho vontade de me relacionar com um deles por mim q tds morram.