sábado, 6 de novembro de 2010

Feira do Mel & do Campo em Penacova

Feira do Mel abre espaçoa produtos do campo

"O objectivo é chamar mais visitantes. Para além do tradicional mel e seus derivados, o evento deste ano conta com a presença de chás e ervas aromáticas, produtos da agricultura biológica, enchidos e fumeiro, pão caseiro e frutos secos
A Feira do Mel de Penacova ganha este ano nova dimensão e passa a denominar-se Feira do Mel e do Campo, com o objectivo de alargar o âmbito do evento. A iniciativa decorre no próximo fim-de-semana, no Parque Verde da cidade.
"Inicialmente a feira era vocacionada para produtores de mel e derivados. Este ano foi alargada aos produtos do campo, ganhando lugar a agricultura biológica, que tem já vários produtores no concelho", explica Fernanda Veiga, vereadora da Cultura da autarquia de Penacova. O evento conta com cerca de 30 expositores de mel e derivados, chás e ervas aromáticas, produtos da agricultura biológica, enchidos e fumeiro, pão caseiro e regional, frutos secos e outros produtos regionais.
A gastronomia marca também presença, em tasquinhas, onde os participantes se podem deliciar com petiscos como o sarrabulho à moda de Penacova e as fêveras.
A organização, da responsabilidade da Câmara Municipal de Penacova, vai manter os aspectos tradicionais da feira como o magusto aberto, no domingo, às 16.00. No mesmo dia, são disponibilizados grelhadores, para que os visitantes possam comprar carne, grelhá-la e almoçar no recinto.
A entrada no certame é gratuita. O programa cultural é composto por grupos locais. No sábado, a feira abre ao público às 15.00; pelas 18.00 actua o grupo "Retalhos da Relva" e, pelas 19.30, o "Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa". No domingo, pelas 15.30, realiza-se uma mostra de folclore do concelho. A Confraria da Lampreia associa-se à Feira do Mel e do Campo e promove no domingo, a partir das 11.00, um Passeio Micológico para recolha de cogumelos.
Com as alterações ao conceito do evento, a organização espera atrair mais visitantes. "Este ano penso que a Feira do Mel e do Campo desperta a atenção de mais pessoas, uma vez que, é dada maior atenção aos produtos da agricultura biológica, uma forma de apoiar e estimular a sua produção", salienta Fernanda veiga. De aproveitar são também as atracções naturais e edificadas do concelho como os moinhos, dispersos pelos lugares da região."
JOANA CAPUCHO - DN Portugal


Sem comentários: