quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Facebook cancela perfil de partido espanhol que convocava protesto em Lisboa

O perfil da Esquerda Anti-Capitalista (Madrid) no Facebook foi cancelado depois do partido ter publicado uma convocatória para a participação na Contra-Cimeira da NATO em Lisboa.
Com mais de 1.500 seguidores e criado há vários meses, o perfil relata com regularidade as acções levadas a cabo por este grupo partidário que considera o cancelamento da conta um "ato de censura".
Em comunicado, publicado na sua página na Internet, o partido explica que a decisão "arbitrária" de fechar a página "só pode ser entendida como uma forma de cortar a liberdade de expressão e o uso aberto desta ferramenta informática".
"Uma ferramenta que muitos movimentos sociais e políticos da esquerda alternativa usam como ferramenta para organizar e ampliar as suas acções e propostas", explica o partido que entretanto criou já nova página no Facebook.
O cancelamento da página ocorreu 24 horas depois do partido ter anunciado que estava a fretar um autocarro para levar manifestantes anti-NATO a Lisboa.
A decisão, segundo Raul Camargo, porta-voz do partido, foi tomada de forma "imediata e sem aviso prévio".
Camargo considera que "deve ter havido uma denuncia", insistindo que "alguém está muito interessado que não se vá a Lisboa protestar".
Normalmente o Facebook cancela páginas se houver denuncias, por incumprimento do código de conduta ou por um erro técnico.
"É eliminado todo o conteúdo obsceno, violento, malicioso ou ofensivo", explica a rede social.
Camargo rejeita que a convocatória da Esquerda Anticapitalista constitua uma violação destas normas, afirmando que "há até grupos neonazis que continua vivos no Facebook" apesar de denúncias.
"Se alguém não quer que estejamos em Lisboa protestar, nós iremos ainda com mais força", explica Camargo.
Económico com Lusa  


Sem comentários: