sábado, 2 de outubro de 2010

Querem tratar da saúde aos moradores da Baixa

Posto médico Sá da Bandeira
Em meu nome e especialmente em nome de todos os moradores da Baixa de Coimbra, principalmente dos idosos que sentem dificuldades de mobilidade, fracos recursos financeiros, deficientes e dos que vivem sozinhos, sinto-me na obrigação de alertar para o “suicídio” que se está a preparar para quando necessitarem de se deslocarem ao seu médico de família para uma consulta, para obter uma receita médica ou fazer um penso na Extensão do Centro de Saúde Sá da Bandeira.
Tive o conhecimento que a partir do início de Outubro, o Posto Medico Sá da Bandeira, é assim que é conhecido entre a população, vai começar a funcionar em duas instalações distintas. Uns Utentes vão para o Centro de Saúde de Celas e outros para um edifício na Rua José Falcão, mas ambos de forma provisória, pois ambos vão ser deslocados para bem longe da Baixa da Cidade, mais propriamente para o actual Hospital Pediátrico, causando enormes transtornos a quem se quer deslocar ao medico, principalmente aos grupos mais vulneráveis.
Espero que esta mudança não traga para já um esvaziamento de médicos, pois os utentes só querem mais e melhor saúde e dizem não à morte lenta do Posto Médico.
Mas uma das minhas principais preocupações no imediato, é o problema de mobilidade dos idosos, que na sua maioria vivem sozinhos e não possuem recursos financeiros para se deslocarem de táxi para o Centro de Saúde. As paragens dos autocarros ficam distantes do Centro de Saúde de Celas bem como do Edifício que vai servir de Centro de Saúde na Rua José Falcão e esta situação vai-se agravar drasticamente quando mudarem definitivamente para o actual Hospital Pediátrico, onde as paragens ainda ficam bastante mais longe e o acesso para o mesmo é bastante longo e com uma inclinação bastante acentuada.
Está na hora de deixar de fazer cortes de forma cega na Saúde, sem se pensar nos nossos idosos, mulheres grávidas e com crianças ao colo que necessitam de utilizar os médicos de família de forma quase permanente.
Neste caso em concreto, porque não pensar numa solução de futuro e instalar uma Extensão de Saúde mesmo na Baixa da cidade, já que a maioria dos Utentes do referido Centro reside na Baixa da cidade e na zona da Almedina.
Antes que seja tarde, é urgente o envolvimento de todos para evitarmos este “atentado” contra os moradores da Baixa da Cidade.
Pensem no futuro sem esquecer quem nos deu o nosso presente.

Jorge Neves
Vogal Independente Assembleia de Freguesia São Bartolomeu

Sem comentários: