sábado, 30 de outubro de 2010

ASSALTOS NA BAIXA

Central de alarmes pode ser  a solução para a insegurança
"Latada aumentou risco de pequena criminalidade"
"A direcção da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), a PSP e o Governo Civil vão voltar a reunir-se na próxima semana para encontrarem, o mais breve possível, uma solução para tentar evitar os assaltos de que os estabelecimentos comerciais desta zona da cidade vêm sendo alvo com alguma regularidade.
Responsáveis das três entidades reuniram-se ontem, de urgência, por solicitação da APBC, para falarem sobre o que terá causado mais uma vaga de assaltos na madrugada de quinta-feira, a estabelecimentos comerciais da Baixa, e todos concordaram que o «afluxo excepcional de pessoas a Coimbra nos últimos dias, nem todas elas estudantes, em resultado da Festa das Latas, aumentou o risco de incidentes e de pequena criminalidade».
De qualquer modo, de acordo com documento enviado à Comunicação Social, pelo Governo Civil de Coimbra, com os resultados da reunião, e apesar de confirmado um reforço no dispositivo da PSP durante a festa dos estudantes, a verdade é que, como se constatou, «uma parte significativa de comerciantes ainda não adoptou» medidas de auto-protecção dos respectivos estabelecimentos, como é o caso da colocação de estores de protecção ou sistema de alarmes, entre outros.
Até à próxima reunião, a direcção da APBC irá fazer o levantamento dos estabelecimentos que ainda não adoptaram este tipo de medidas, procurando encontrar «soluções colectivas», como a colocação de uma central de alarmes ou de vigilância concertada. Aliás, ontem em declarações ao Diário de Coimbra, Armindo Gaspar, presidente da APBC, confirmava que esta entidade está a desenvolver contactos com empresas de segurança para apresentar aos associados um contrato de vigilância privada, tendo em vista a colocação de vigilantes nas ruas da Baixa.
Na reunião de ontem ficou também decidido que, tanto o Governo Civil de Coimbra, como a PSP tentariam «recolher dados sobre boas práticas» na protecção e segurança de espaços comerciais, «já adoptadas noutras cidades onde surgiram problemas semelhantes», como refere o comunicado com os resultados do encontro.
De qualquer modo, de acordo com o documento, «Coimbra é, do ponto de vista dos números disponibilizados que traduzem as ocorrências havidas, das cidades mais seguras do país».
Recorde-se que tem sido recorrente, antes e depois da colocação de câmaras de videovigilância na Baixa de Coimbra, a existência de assaltos naquela zona da cidade. Na madrugada de quinta-feira foram, pelo menos, quatro os estabelecimentos comerciais assaltados. Os proprietários de, pelo menos, três estabelecimentos apresentaram queixa à PSP de Coimbra, que confirmou as ocorrências ao Diário de Coimbra."
Agora falo eu:
Estas declarações publicadas hoje no Diário de Coimbra, não passam de o tapar do sol com a peneira, não correspondem minimamente à realidade, quem conhece a baixa e circula nela diariamente sabe muito bem que a onda de assaltos começou há muitos anos e nada tem de relação com a Latada, basta ver que no dia da Serenata com o reforço de Policia que foi bem visível não existiu nenhum assalto nem actos de vandalismo.

Eu pergunto aos autores destas declarações, existe a Latada todos os dias dos meses? É que os assaltos na baixa são constantes e a Latada só uma semana por ano.
Assumam as vossas responsabilidades e não sacudam a água do capote, o problema da baixa de Coimbra é a falta de moradores, falta de polícias e que a videovigilância funcione em vez de estar por ali só a enfeitar as ruas.

Sem comentários: