terça-feira, 19 de outubro de 2010

ÁGUA EM COIMBRA, BEM NATURAL

Precavendo o futuro da Água em Portugal e em especial no distrito de Coimbra, é fundamental que todos juntos, realizemos um esforço para fazer passar a mensagem… “a água, é um bem natural e escasso”.
Esta premissa, verdadeira para toda a água da nossa Biosfera, assume particular acuidade na água de abastecimento (água doce).
Apesar da veracidade destes princípios enunciados anteriormente, todos os dias maltratamos o referido bem, desperdiçando-o das mais diversas formas. Com efeito, de modo sucinto e simplificado, podemos apresentar alguns exemplos deste desiderato, conquanto muitos mais fossem possíveis de elencar aqui, nomeadamente:
- Consumos desnecessários na Industria – muitas das vezes por não pensarmos convenientemente os processos de fabrico, ou adequarmos o tipo de água utilizado, etc.;
- Limpezas em excesso, ou que podiam ser realizadas de outra forma – utilização indevida, aplicabilidade de outras soluções sem recurso à água e/ou, opção por técnicas com menos dispêndio de água, etc.;
- Sistemas de rega desadequados – utilização indevida de água tratada, mau estudo das necessidades de água de cada planta, má utilização dos sistemas disponíveis no mercado (entre outros rega gota-a-gota e micro-aspersão), etc.;
- Desperdícios diversos – captações desadequadas, fugas em sistemas municipais, órgãos deficientemente mantidos, água não contabilizada, etc.
Esta problemática alcança particular dimensão em Coimbra, habituados que estamos a utilizar a água abundantemente, sem parcimónia, sem noção das reais dificuldades de outros locais do País, na obtenção da água.
Acontece que por uma particularidade geológica acontecida há milhões de anos no Vale das Flores, Coimbra possui um sortilégio em areia com mais de 25 m de profundidade e quilómetros de extensão, a montante das captações da Boavista.
Sabendo que em tempos o curso de água percorria um vale muito cavado, ao chegar á zona agora denominada Boavista, virava bruscamente á direita, pelo referido Vale da flores e voltava a poente mais ou menos pelo actual percurso da Ribeira da Arregaça, facilmente se compreende a necessidade de diminuição de velocidade junto á Boavista e consequente deposição de inertes a montante deste local.
Assim deduzo eu, porque nunca o vi descrito desta forma, se criou um filtro de areia sem paralelo em toda a Península Ibérica, desconhecendo se existirá em alguma outra parte da Europa, um manancial igual.
Este filtro de areia, com tamanha extensão e profundidade, permite um tratamento natural da água ali captada, através do biofilme anaérobio formado em profundidade. É desta forma, que a natureza facultou a Coimbra um manancial de água bacteriologicamente pura e de muito boa qualidade mineralógica, acrescido o facto de tratar de uma água de serra (Serra da Estrela).
À água captada na Boavista, apenas se realiza uma simples desinfecção, fruto da legislação em vigor e como paliativo (precaução) da crescente pressão urbanística sobre estas captações, que em boa verdade não devia existir, já que um manancial de água com a mesma qualidade e quantidade, não são possíveis noutro local.
Vem isto a propósito das últimas notícias sobre a ÁGUA e sua utilização na zona centro, conforme amplamente divulgado pelos diferentes órgãos de comunicação do nosso concelho.
Entendo ser necessário e positivo, contribuir para uma ampla discussão sobre o futuro da água, em Coimbra e até em todo o País. Nesse sentido proponho a alguns amigos do Facebook, das mais variadas sensibilidades políticas e de algum modo envolvidos com a questão da água (profissionalmente, inerência de cargo ocupado, importância da contribuição cívica desenvolvida em prol de Coimbra, etc.) o comentário ao presente texto e algumas questões aqui formuladas.
Após esta primeira fase, cada um de vós pode alargar a discussão aos respectivos amigos e a personalidades que entendam que têm uma opinião, que pode ser enriquecedora para o debate que se pretende estimular, inclusive reformulando ou apresentando novas questões.
Como ponto de partida e corolário desta questão, bem como análise preambular desta controvérsia, proponho o comentário e análise das seguintes questões:
1. A água potável, enquanto bem escasso, não deve sair do controlo e exploração do Município de Coimbra?
2. O Município de Coimbra, enquanto único proprietário da AC, Aguas de Coimbra, EEM, tem o direito de alienar parte da referida Empresa?
3. Em caso afirmativo, em qual dos seguintes modelos:
3.1 Apenas 49 % tal como definido em Assembleia Municipal e no acordo de Empresa tripartido (AdP, AC,EEM e CMC)?
3.2 Em mais de 50 %? Consoante venha a ser ratificado em Assembleia Municipal?
4. O Município de Coimbra, ponderados os interesses dos munícipes e da região, devia estudar alternativas á alienação de capital da AC, Aguas de Coimbra, EEM? Quais?
Estas formulações serão enviadas numa primeira fase a alguns dos meus amigos do Facebook, para comentarem e exporem os seus pontos de vista, aqui apresentados por ordem alfabética:
1. Dr. Carlos Cidade – Partido Socialista;
2. Dr. Carlos Páscoa – Fundação Bissaya Barreto;
3. Dr.ª Edite Mora – Comissão Coordenação Região Centro;
4. Francisco Andrade – Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais;
5. Dr. Helena Freitas – Bióloga, Ambientalista, membro da QUERCOS;
6. Eng.º João Paulo Craveiro – Engenheiro, Coimbra Viva SRU;
7. Eng.º Joaquim Baptista – Ex Director Geral da AC, Aguas de Coimbra, EEM;
8. Prof. José Manuel Cardoso Duarte – Investigador do INETI, natural de Coimbra;
9. Prof. José Manuel Pureza – Deputado de Coimbra, Bloco de Esquerda;
10. Dr. Luís Pais de Sousa – Partido Social Democrata;
11. Dr. Marcelo Nuno Pereira – Actual Presidente da AC, Aguas de Coimbra, EEM;
12. Prof. Paulo Mota Pinto – Deputado por Coimbra, Partido Social Democrata;
13. Eng.º Pereira da Silva – Ex Presidente do CA dos SMASC, Partido Socialista;
14. Eng.º Pina Prata - Ex Presidente do CA dos SMASC e posteriormente AC,EM;
15. Eng.º Serra Pacheco – Ex Director Delegado SMASC e AC,EM, Ex Administrador AdM;
16. Victor Costa – Junta de Freguesia de Almalaguês;
Obviamente a outras personalidades de Coimbra se deve alargar este debate, cabendo-vos a vós fomentar junto dos vossos amigos do Facebook, a participação no mesmo, solicitando-lhes o seu comentário e opinião.
Entre outras, algumas das personalidades que gostaria de ter contactado, mas não são minhas amigas no Facebook:
1. Coronel Álvaro Seco – Ex Vereador da CMC e Ex Concelho de Administração dos SMASC
2. Eng.º Álvaro Seco – Metro Mondego, membro do Partido Socialista;
3. Antonino de Moura Antunes – Junta de Freguesia de São Martinho do Bispo;
4. António Teles Cardoso – Junta de Freguesia de Torres do Mondego;
5. Arménio Nabo Ferraz – Junta de freguesia de Brasfemes;
6. Dr. Carlos Encarnação – Presidente da Câmara Municipal de Coimbra;
7. Diamantino Jorge – Junta de Freguesia de Antuzede;
8. Dr. Gouveia Monteiro – Ex-Vereador, Partido Comunista Português;
9. Dr. Henrique Fernandes – Governador civil de Coimbra;
10. Dr. João Silva – Ex-Vereador, Partido Socialista;
11. Dr. João Serpa Oliva – Deputado da Nação, CDS – Partido Popular;
12. José Augusto Silva Simão – Junta de Freguesia de Santa Clara;
13. José Gaspar Barroca – Junta de Freguesia de Taveiro;
14. Jorge Costa Veloso – Junta de Freguesia de Ribeira de Frades;
15. Luís Providência – Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, CDS – Partido Popular;
16. Maria Palmira Pedro – Junta de Freguesia de Almedina
17. Prof. Martim Portugal – Ex Concelho de Administração dos SMASC e Prof. na UC;
18. Dr. Nuno Encarnação – Deputado por Coimbra, Partido Social Democrata;
19. Dr. Ricardo Morais Rodrigues – Junta de Freguesia de Vilela;
20. Dr. Victor Baptista – Deputado por Coimbra, Partido Socialista;
Entre outros…
Com os resultados obtidos, podemos criar nesta página do Facebook, um Fórum de discussão sobre o futuro da gestão da água na Região Centro, possibilitando a intervenção de todos os interessados e de todos aqueles que com as suas ideias podem contribuir para uma melhor solução.
Posteriormente e se me ajudarem, quem sabe não poderemos organizar um debate público sobre as diferentes contribuições aqui apresentadas.
Vamos todos pugnar pela melhor solução para a ÁGUA em COIMBRA?
(Grupo de debate do facebook)




Sem comentários: