terça-feira, 28 de setembro de 2010

Coimbra acolhe marcha branca contra a pobreza a 17 de Outubro

Uma marcha branca contra a pobreza e a entrega de um manifesto anti-pobreza às autoridades públicas de Coimbra, a 17 de Outubro, são iniciativas previstas num projecto divulgado hoje, associado aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
Intitulado “Coimbra Unida contra a Pobreza”, o projecto decorre entre 11 e 18 de Outubro e visa informar e sensibilizar a população sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), nomeadamente sobre o primeiro: reduzir a pobreza e a fome, em 50 por cento, até 2015.
A 17 de Outubro, Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, vai realizar-se uma “marcha branca” contra este flagelo, ligando a Praça da República ao Parque Verde.
No final, será entregue às autoridades públicas – Câmara, Governo Civil e deputados – um manifesto anti-pobreza, no âmbito de um movimento internacional para criar uma rede de cidades justas.
“Coimbra será a primeira cidade a receber este manifesto”, explicou, em conferência de imprensa, Rosário de Almeida e Sousa, presidente da Atlas - Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, uma das entidades envolvidas no projecto.
A campanha “Cidades Justas” pretende “encorajar os municípios portugueses a seguir um percurso para a sustentabilidade nas suas dimensões social, ambiental e económica”.
De acordo com Rosário de Almeida e Sousa, Coimbra será a primeira cidade, a nível mundial, em que a sociedade civil se organiza para entregar o manifesto às autoridades públicas, comprometendo-as assim na luta contra a pobreza.
Dinamizado por uma plataforma que reúne 33 instituições, envolvidas com o objectivo de lutar contra a pobreza, e apresentado em conferência de imprensa na Casa Municipal da Cultura, o projecto compreende, a 13 de Outubro, uma conferência sobre “A Ajuda Pública ao Desenvolvimento e os ODM – o ponto de situação em 2010”.
Integra ainda uma feira de comércio justo e uma exposição temática sobre os ODM.
Entre várias actividades, está previsto um ciclo de cinema e a projecção do documentário “Cinema de Bairro”, seguido de tertúlia.
A criação de um fundo contra a pobreza, cujo primeiro beneficiário será um projecto de inclusão social desenvolvido na cidade, é outra das iniciativas, explicou Mariana Coimbra, do gabinete de comunicação da plataforma.
Intervieram também na sessão Hernâni Caniço, presidente da Associação Saúde em Português, Rui Moreira Claro, da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (AAC), e Raquel Freire, da Atlas, representando as três instituições que integram o secretariado executivo desta rede de parceiros.
“Para que o combate à pobreza tenha sucesso é necessário que existam políticas públicas de combate à pobreza, além do envolvimento da sociedade civil”, sublinhou Hernâni Caniço, na conferência de imprensa, que contou também com a participação da vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra, Maria José Azevedo Santos, e do presidente da AAC, Miguel Portugal.
A Declaração do Milénio foi assinada em 2000 por chefes de Estado e de Governo de 189 países, que se comprometeram a lutar contra a pobreza e a fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA, a malária e outras doenças, assumindo ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e à água potável.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: