terça-feira, 14 de setembro de 2010

As não verdades da DREC em relação ao Agrupamento de Penacova

E-mail 1 de 2


"Exmos. Senhores,
Perante as notícias sobre o arranque escolar em Penacova e das declarações da DREC,
(“Num esclarecimento enviado à Lusa através do Ministério da Educação, a DREC garante que «não houve qualquer pressão à presidente da Comissão Administrativa Provisória» do Agrupamento de Escolas de Penacova, sustentando que a elaboração dos horários é uma «competência dos agrupamentos». Diário de Coimbra) decidi reencaminhar dois e-mails para V. conhecimento (um que enviei ao Senhor Secretário de Estado da Educação, em nome da Associação de Pais de Penacova e outro que recebi, via Associação de Pais), para que possam também tirar as vossas conclusões.
Prepotência e arrogância ainda pode ser considerado um feitio - um mau feitio - parece-me. Mentira, já me parece um defeito, um defeito grave, se de alguém que dirige a Educação.
Quando mandamos os nossos filhos para a Escola, contamos que ali vão receber a melhor educação. Poderemos estar confiantes quando esta é dirigida por quem tem este tipo de atitudes?
Já agora, como complemento à informação, nunca recebemos qualquer resposta ao e-mail enviado ao Exmo. Senhor SEE.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Ferreira
Encarregado de Educação no Agrupamento de Escolas de Penacova
Presidente da Assembleia-geral de Pais

Exmo. Senhor

Secretário de Estado da Educação, Dr. João da Mata

Chegou ao conhecimento desta Associação de Pais que não foram aprovadas pela DREC todas as turmas propostas pelo Agrupamento de Escolas de Penacova, apesar do número de alunos que as compunham, dos casos de alunos com Necessidades Educativas Especiais, da dimensão das salas e do mobiliário adequados ao tamanho das turmas propostas, bem como da existência de Professores para todas as propostas apresentadas.
Entre estes casos está o 6º Ano, com 77 alunos, que no ano transacto teve 4 turmas e que para este ano terão sido aprovadas apenas 3.
Esta imposição obriga à constituição de turmas com 26, 27 ou 28 alunos, alguns com NEE's, que não cabem nas salas de aula, deixa sem componente lectiva muitas horas de trabalho dos Professores que ali estão colocados e a quem o Estado terá que pagar o salário e quebra regra da continuidade pedagógica para muitos dos alunos/professores com a desorganização das turmas.
Sabemos também que em muitas salas, com turmas superiores a 20 alunos, o Professor tem muita dificuldade em se movimentar entre as mesas para apoio individual a alunos. Com a acomodação de mais de 25 alunos por sala, deixa de haver espaço de circulação, tornando também impossível a separação ou afastamento entre si de alguns alunos mais problemáticos.
Soubemos também que o quadro de pessoal de apoio às crianças com Necessidades Educativas Especiais profundas, já insuficiente nos últimos anos, foi bastante reduzido este ano, pelas aposentações que se verificaram, pelas doenças prolongadas de alguns funcionários e agora ainda pela redução de 8 para 2 contratados através dos Programas de Emprego e Inserção.
Sendo Penacova um concelho com baixos índices de desenvolvimento humano, com uma grande taxa de pobreza e com elevado número de crianças com deficiência, essa redução de pessoal, se não for rapidamente resolvida, trará com certeza graves problemas às crianças e aos Pais, mas também à Escola e certamente ao arranque do ano escolar.
Por tudo isto, apelamos a V. Exa. que promova todas as diligências no sentido de resolver estes problemas, em colaboração com a Comissão Administrativa do Agrupamento, a bem da Educação neste concelho, das nossas crianças e jovens e da tranquilidade entre a comunidade escolar, tão necessária ao sucesso educativo que todos desejamos.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Ferreira
Presidente da Assembleia-geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do
Agrupamento de Escolas de Penacova
E-mail 2 de 2

Dado que Encarregados de Educação que têm recepção dos seus educandos mais novos marcada para a mesma hora, decidimos que no dia 13 (2ª Fª) a recepção aos alunos (Ensino Secundário, Cursos Profissionais e CEFs) irá ter início às 10h, seguindo-se, às 11h30, a entrega do diploma. No dia seguinte mantém-se o horário.

Grata pela atenção.

No dia 9 de Setembro de 2010 22:39, CAP-PENACOVA escreveu:
Caros colegas, Associação de Pais e Encarregados de Educação e Representante da Autarquia
As notícias não são as melhores.....
Hoje dia 9 pelas 19 horas, ainda estava na escola, a Sra. Directora Regional telefonou-me para o meu telemóvel pessoal, para me comunicar que, cumprindo ordens do senhor secretário de estado, eu estava em incumprimento ao não iniciar o ano lectivo até ao dia 13 de Setembro. Acrescentou que caso não o fizesse, me poderia ser levantado um procedimento disciplinar.
Sendo a única escola do país a não abrir, o que vim a descobrir passado uma hora que era mentira, isso seria inaceitável por parte do Ministério, pois não havendo motivos externos à escola para esse impedimento, por exemplo obras, teremos que abrir o ano lectivo.
Após o primeiro embate, logo nos pusemos a tentar ultrapassar este problema, pois como devem compreender não me poderei sujeitar a uma acção disciplinar.
Amanhã confirmaremos, mas pensamos fazer o seguinte:
DIA 13 - 09h00m recepção aos alunos do Ensino Secundário e Profissional
10h30m Entrega do Diploma de Mérito e do Prémio ao melhor aluno do 8ºPCA
Depois do almoço: Conselhos de Turma
DIA 14 - 09h30 Recepção aos alunos do 2º e 3º ciclo
Depois do almoço: Conselhos de Turma
DIA 15 - 09h30m Desenvolvimento de actividades desportivas e culturais ou inicio das actividades lectivas (conforme os horários estejam ou não revistos)
Depois do almoço: Conselhos de Turma
DIA 16 - Inicio das actividades lectivas
Isto vai significar um inicio do ano atabalhoado… Mas tenho a certeza de que faremos todos o nosso melhor.
Se acharem pertinente reenviem este e-mail, caso contrário, transmitam amanhã a todos os colegas esta informação.
À Associação de Pais peço que nos ajudem a divulgar esta informação por todos os Pais e EE. À Câmara Municipal peço também colaboração para divulgar o inicio do ano a 13; para isso também teremos que ter já disponíveis os transportes escolares. Espero que isto seja possível.
Estou disponível para tirar qualquer dúvida e agradeço desde já a todos os que se puderem manter solidários connosco.
Bom trabalho,
Ana Clara
Cumprimentos cordiais
Ana Clara Almeida"

Sem comentários: