sábado, 26 de junho de 2010

Dois para um. É esta a relação de forças entre PSD e PS

"Dois para um. É esta a relação de forças entre PSD e PS, com o partido de Pedro Passos Coelho a ter em Junho 47,7% das intenções de voto (mais quatro pontos percentuais do que em Maio) e o PS a cair dos 27,6% no último mês, para 24,1% em Junho. Pela primeira vez desde que José Sócrates é líder dos socialistas, um dos dois principais partidos políticos vale metade dos votos do seu principal adversário.

Mas é já a terceira vez consecutiva que o barómetro da Marktest para o Diário Económico e TSF aponta para um reforço das intenções de voto no PSD e uma queda dos socialistas, ou seja, desde a chegada de Passos Coelho à liderança. Caso este resultado fosse validado em urnas, o PSD obteria a maioria absoluta sem necessidade de coligações e o PS regressaria a um resultado ao nível do obtido em 1987 (22%), quando Cavaco Silva alcançou a sua primeira maioria absoluta.
Ainda assim, o nível de indecisos desta sondagem (41,8%) deixa, na opinião de André Freire, tudo em aberto: "Apesar de este estudo consolidar a tendência de subida do PSD e a queda do PS, se juntarmos aos indecisos a abstenção [4%] e os votos brancos e nulos [6%] tudo pode acontecer". O professor do Instituto de Ciências Sociais acrescenta, no entanto, que "a disponibilidade de Passos Coelho para colaborar com o Governo sem assumir o ónus das medidas difíceis está a beneficiá-lo".
A minha opinião a esta sondagem resume-se ao seguinte:
É com imensa tristeza que vejo pessoas alegres com estas sondagens, será que o povo é assim tão ignorante? Será que ainda não viram que só mudam as caras? PS ou PSD é tudo a mesma tralha, CDS, BE, e PCP esses fazem politica na base da bimbalhada, neste mísero país não há políticos há tachistas e o resto são cantigas, parece que a memória deste povo é muito curta, já não se lembram porquê que o Cavaco abandonou a trupe quando era primeiro-ministro?

O Guterres fez a mesma coisa, embora esse também saltasse fora porque é a incompetência em pessoa, a seguir foi a vez do Durão viu um tacho maior e mandou o país a fava, seguiu-se o Santana e o Portas, fizeram a política da RAVE, e a corrupção também imperou basta vermos o caso dos submarinos, da Portucale, da Moderna e outros, seguiu-se o actual Sócrates o malabarista, espero que se lembrem das avarias dele. Basta ver as fortunas que muitos fizeram na política. Enfim este povo continua a viver na ignorância total, e acreditam que as eleições mudam alguma coisa, FRANCAMENTE! SERÁ QUE ESTE POVO NÃO VÊ QUE SE TODOS POLITICOS FOSSEM DESMANTELADOS, E DELES RETIRASSEM AS PESSAS SEM DEFEITOS E AUSENTES DE VICIOS, PARA CONSTRUIR UM UNICO POLITICO CAPAZ, FICARIAM A FALTAR PEÇAS?
Estou completamente de acordo com todos os que crêem que uma solução não passa por nenhum dos partidos do habitual "círculo de poder".
Só um novo movimento, nascido da sociedade civil, construído de raiz por todos nós, saberá reunir os consensos que viabilizem uma saída verdadeiramente democrática e duradoura.
Não se trata de demagogia ou irrealismo.
Só depende da vontade, trabalho, e capacidade de organização de todos. Se queremos realmente ser donos do nosso destino, teremos de ser nós a promover a mudança. Contem comigo

Sem comentários: