sábado, 8 de maio de 2010

Hoje, Sábado de tarde, resolvi ir à Baixa de Coimbra.


Eu como a maioria das pessoas que ainda desfruta de um emprego, trabalhamos num horário que vai das 07 horas até por volta das 19 horas, e muita das vezes fora do centro da cidade.
Só depois do jantar é que a maioria das pessoas tem tempo para fazer compras. O que significa que realizar as compras na Baixa está fora de questão, as lojas encerram pelas 19horas.
Durante o fim-de-semana, ainda se torna mais difícil fazer as compras na Baixa, visto que a maioria das lojas da baixa só abrem ao sábado de manhã.
Eu e muitos como eu, que levamos a semana a levantar cedo para ir trabalhar, de certeza que não nos vamos levantar cedo ao sábado para ir fazer compras à Baixa, mas sim, as vamos fazer após o almoço, logo compro o que tenho que comprar e dou as voltas que quiser dar.
Ao fim de semana à tarde, a única coisa que posso fazer na Baixa é dar uma volta, foi o que fiz hoje com a minha família, bebemos um café e vimos as montras, estavam enceradas quase a totalidade das lojas. Se por acaso virmos alguma coisa que nos interessa comprar, a única solução é meter meio-dia de férias, coisa que não faço e não acredito que alguém o faça, ou então ir a uma grande superfície à procura do mesmo produto. E o comércio da baixa deixa escapulir-se mais uma venda.
Se o comércio da Baixa quer ser uma verdadeira opção às grandes superfícies, mantenham as lojas abertas pelo menos até às 22h, mesmo que para isso tenham de abrir às 11h. E ao fim-de-semana à tarde e à noite. Dêem aos cidadãos bons fundamentos para querer fazer compras na baixa. Organizem actividades, concertos, promoções, façam da Baixa um verdadeiro local de lazer e de prazer. Não podem só reivindicar mais policiamento nas ruas, mais animação, mais empenho da autarquia e da ACIC, sem nada darem em troca.
Organizem-se, façam publicidade junto dos moradores da cidade, ponham folhetos de desconto nas caixas de correio, actuem em conjunto com os Cinemas da Cidade, por exemplo, ofereçam bilhetes para o cinema, um passeio no Bazófias, criem uma zona em que os pais possam deixar os filhos quando vão às compras. É o comércio que tem que se adaptar às necessidades dos clientes, e não ao contrário. Se tudo continuar como está, daqui a alguns anos a baixa será apenas mais uma zona 'morta' da cidade.

Sem comentários: