terça-feira, 27 de abril de 2010

Postal ilustrado da nossa cidade!


Verdade nua e crua! Pouca gente deve conhecer a Rua Cidade Aeminium na Baixa de Coimbra, porquê? Fácil, quem está de frente para a Estação Nova, situa-se do lado esquerdo, sim é verdade não tem placa toponímica, porque será?
Muito simples a resposta, para além do esquecimento ou de algum acto de vandalismo (que não acredito em virtude de nunca ter visto por ali nenhuma placa toponímica), só pode ser para tentar ocultar a imensa lixeira a céu aberto que se encontra ao longo dos passeios e das famosas rampas que nos levam até ao rio. Não é um simples aglomerado de lixo diário, bem pelo contrário, é lixo de meses, quem sabe algum de anos ali depositado pelo ser humano e outro que navega rio abaixo até chegar e se depositar na Ponte do Açude. No que diz respeito aos passeios, para além de estarem bastante desnivelados, cheios de buracos e de seringas, faltam-lhe imensos metros de calçada, é necessário ter muita atenção enquanto passamos por esses recurvados passeios, podemos tropeçar e não haver gradeamento ou estar em péssimas condições de segurança ainda acabamos por tomar um “belo” banho nas margens cheias de lodo na companhia das ratazanas que sobem e descem alegremente pelas rampas de acesso ao rio, onde outrora passavam os dias alegremente as nossas tradicionais lavadeiras, onde “repousavam”os velhos caixotes de madeira da pesca á lampreia e os sacos de tremoços que eram curtidos nas aguas límpidas do nosso Mondego.
Não existem desculpas para o estado de abandono a que se encontra a referida rua, nem as justificações de que se vai realizar obras profundas naquela zona, tanto o nosso rio como os habitantes e turistas merecem mais e melhor.
Será com este triste postal de visitas que queremos atrair mais turistas a Coimbra?


Sem comentários: